BUSCA

MUSCULAÇÃO E LONGEVIDADE

Acessos: 108

A atividade física e o modo de vida ativo estão muito em alta nos últimos anos. As longas jornadas de trabalho e a pressão por atingir metas exigem muito da mente e do corpo.

Porém uma simples caminhada ou um futebol com os amigos não é o suficiente para gerar saúde para o indivíduo. Neste momento a musculação entra como ferramenta de promoção de saúde e prevenção de lesões, que podem ser causadas pelo trabalho ou até mesmo pelo esporte praticado como lazer.

O exercício de força, promove um fortalecimento muscular, uma melhor postura e fortalecimento dos ossos. Para se obter saúde e bons resultados na terceira idade, não é preciso sofrer. Um trabalho bem feito com correção dos movimentos e principalmente postura dará uma significativa melhora na manutenção da massa muscular, item que por causa da idade naturalmente ocorre em pessoas idosas.

A combinação de um trabalho de força bem programado e uma constante atividade aeróbica trará benefícios incríveis na saúde, bem-estar, físico, independência gerando dessa forma uma maior longevidade. (Coutinho – 2001) “Manutenção e Aumento do Metabolismo - decorrente do aumento de massa muscular, pois a mesma é responsável pela maior parte do metabolismo orgânico”. A pratica regular de musculação promove a redução do percentual de gordura devido o aumento do gasto energético e da consequente queima de calorias. Entre os benefícios ainda pode se incluir a melhora no sono, parte fundamental para a reconstrução muscular e energização da mente.

O trabalho de musculação deve ser gradual, ou seja, inicie devagar e vá subindo os níveis. Para quem nunca praticou esse tipo de atividade é importante procurar um bom profissional de educação física para acompanhamento e montagem do treino, sempre respeitando a individualidade biológica de cada ser.

Uma dica para você que quer iniciar a fazer musculação. Inicie com pelo menos dois treinos por semana. No primeiro dia de treino faça exercícios de empurrar, como por exemplo:

1 – Supino Reto

2- Supino Inclinado

3 – Desenvolvimento com barra

4 – Elevação lateral

5 – Elevação Frontal

6 – Leg Press

7– Agachamento

8– Cadeira Extensora

 

No segundo dia faça exercícios de puxar, como por exemplo:

 

1 – Rosca direta

2 – Rosca unilateral c/halter 3 – Tríceps

4 – Puxador alto

5 – Remada baixa

6 – Mesa Flexora

7 – Adutor

8 - Abdutor

 

Faça 4 séries de 10 a 12 repetições, sempre respeitando sua condição física.

Nos conte como foi seu treino!!!
E lembre-se, treinamento é constância, persista e crie um novo hábito em sua vida.

mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 300 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 10-300 caracteres
termos e condições.