BURNING MAN FESTIVAL
“Homem ardente”, essa é a tradução para o festival que acontece no deserto de Nevada...
Conheça o festival que leva música e arte para o deserto
“Homem ardente”, essa é a tradução para o festival que acontece no deserto de Nevada, região dos Estados Unidos, e atrai aproximadamente 70 mil pessoas.
Em menos de dez dias, o território remoto é transformado em uma cidade. São motor homes, carros, bicicletas, barracas, esculturas e músicas que invadem a terra quente do Deserto de Black Rock.

Foto: The Dark Room
Uma legião de pessoas, de todas as idades, profissões e partes do mundo, é provocada pelo espírito criativo e aventureiro do festival. A principal regra do evento é: seja livre!
História
Tudo começou em 1986, quando dois jovens inventaram um boneco de madeira, e o-queimaram para divertir uma criança. Esse acontecimento se deu em Baker Beach, praia de São Francisco, Califórnia.
O momento despertou a curiosidade de diversos banhistas. E devido esse fator, foi dada a sugestão de repetir a queima nos anos seguintes. O que tomou maior proporção com o passar do tempo.
Evento
O evento se caracteriza pelo conjunto de estátuas de aço e monumentos de madeira, feitos pelos próprios acampados. São estruturas inovadoras e expressivas, cuja a principal é o “Man” (homem). Galeria essa denominada como “Playa” (praia).

O objetivo do Burning Man é fazer com que as pessoas se distanciem das preocupações, responsabilidades e do ritmo acelerado das metrópoles. Desta forma, buscam a sobrevivência e a interação.
Lá, é proibida a venda de qualquer produto. Todas as necessidades, como alimentação e roupa, devem ser levadas pelos visitantes de maneira que dure os dez dias.

Na última noite, é atirado fogo em todas as esculturas presentes, exclusivamente no “Homem”. Acompanhado por uma cerimônia de comemoração, com fogos de artifício, palmas, música e gritaria.

Em contrapartida, o incêndio do “Templo” é um momento silencioso, que desperta comoção. Pois a estrutura, que é inaugurada com um abraço coletivo, carrega um significado especial, onde fotos e lembranças de pessoas falecidas também são queimadas.

Foto: Sidney Erthal
Na manhã seguinte, antes de ir embora, as pessoas devem contribuir para a limpeza do deserto. Todo o pó e restos de objetos são apanhados e levados para a cidade.
As atividades do festival são representativas e espirituosas. O ato de queimar e recolher cinza são realizados na tentativa de provocar a reflexão. Rituais que manifestam o início e o fim de um ciclo.
![]() |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Deixar seu comentário
Por favor faça o login para comentar
Postar comentário