BUSCA

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/multipla/brasilfashionsport.com.br/plugins/content/socbuttons/socbuttons.php on line 168

BURNING MAN - Festival de música e arte no deserto

BURNING MAN FESTIVAL

“Homem ardente”, essa é a tradução para o festival que acontece no deserto de Nevada...

Conheça o festival que leva música e arte para o deserto

“Homem ardente”, essa é a tradução para o festival que acontece no deserto de Nevada, região dos Estados Unidos, e atrai aproximadamente 70 mil pessoas.

Em menos de dez dias, o território remoto é transformado em uma cidade. São motor homes, carros, bicicletas, barracas, esculturas e músicas que invadem a terra quente do Deserto de Black Rock.

big foto deserto
Foto: The Dark Room

Uma legião de pessoas, de todas as idades, profissões e partes do mundo, é provocada pelo espírito criativo e aventureiro do festival. A principal regra do evento é: seja livre!

História

Tudo começou em 1986, quando dois jovens inventaram um boneco de madeira, e o-queimaram para divertir uma criança. Esse acontecimento se deu em Baker Beach, praia de São Francisco, Califórnia.

O momento despertou a curiosidade de diversos banhistas. E devido esse fator, foi dada a sugestão de repetir a queima nos anos seguintes. O que tomou maior proporção com o passar do tempo.

Evento

O evento se caracteriza pelo conjunto de estátuas de aço e monumentos de madeira, feitos pelos próprios acampados. São estruturas inovadoras e expressivas, cuja a principal é o “Man” (homem). Galeria essa denominada como “Playa” (praia).

evento Foto: The New York Times

 

O objetivo do Burning Man é fazer com que as pessoas se distanciem das preocupações, responsabilidades e do ritmo acelerado das metrópoles. Desta forma, buscam a sobrevivência e a interação.

Lá, é proibida a venda de qualquer produto. Todas as necessidades, como alimentação e roupa, devem ser levadas pelos visitantes de maneira que dure os dez dias.

evento2 Foto: Sidney Erthal

Na última noite, é atirado fogo em todas as esculturas presentes, exclusivamente no “Homem”. Acompanhado por uma cerimônia de comemoração, com fogos de artifício, palmas, música e gritaria.

evento3 Foto: Djban

Em contrapartida, o incêndio do “Templo” é um momento silencioso, que desperta comoção. Pois a estrutura, que é inaugurada com um abraço coletivo, carrega um significado especial, onde fotos e lembranças de pessoas falecidas também são queimadas.

evento4
Foto: Sidney Erthal

Na manhã seguinte, antes de ir embora, as pessoas devem contribuir para a limpeza do deserto. Todo o pó e restos de objetos são apanhados e levados para a cidade.

As atividades do festival são representativas e espirituosas. O ato de queimar e recolher cinza são realizados na tentativa de provocar a reflexão. Rituais que manifestam o início e o fim de um ciclo.

 

mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 
 
 

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 300 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 10-300 caracteres
termos e condições.