BUSCA
Quênia

Quênia
Sabores, cores, tambores, safáris, costumes tribais, rituais...

Quênia

 

Sabores, cores, tambores, safáris, costumes tribais, rituais, fome, miséria, desigualdade social – estas são as diversas faces do Quênia.
Localizado na base do "chifre da África" e banhado pelo Oceano Índico, sempre foi um importante entreposto comercial, justo na transição do continente negro e o mundo árabe.

mapa kenia

Origem do nome

 

Ganhou seu nome do monte Quênia. O povo Kikuyu, que até hoje vive em torno do Monte Quênia,o chaman de Kirinyaga ou Kerenyaga, que significa "montanha branca" por causa de seupico coberto de neve. O Monte Kirinyaga, que era oponto de referência, virou mais tarde sinônimo do território que o colono britânico ia reivindicar. No entanto, o nome do Quênia surgiu da dificuldade do britânico a pronunciar corretamente “Kirinyaga”.

 povo

Disputada desde os tempos da Mombassa camoniana, foi domínio colonial da coroa britânica, até tornar-se independente em 1963. O chá e o café são seus principais produtos de exportação, mas é no turismo que se concentra umas das maiores riquezas do país, sobretudo por causa de seu belo litoral de cerca de 500 quilômetros e pelas savanas, onde ficam suas famosas reservas naturais.

 

E é para parques como Masai Mara e Tsavo que afluem boa parte dos turistas em busca daquela paisagem de cinema, repleta de animais em constante movimentação e dramáticas cenas selvagens. Em qualquer época do ano, nos safáris realizados por lá, encontram-se leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos, os grande cinco.

censo bufalo

Mas a viagem não pode se limitar aos parques mais famosos. Outros destinos populares são o Lago Nakuru e suas águas com pelicanos, cegonhas e flamingos cor de rosa; o Lago Naivasha, parada para se observar hipopótamos, águias pescadoras e uma vegetação única e variada; e o Lago Turkanda, de águas cor de jade e uma rica variedade de peixes.

 

O país ainda é conhecido pelo Monte Quênia, a segunda maior montanha do continente africano e ótimo lugar para praticar trekking e escaladas.

Nairóbi, a capital, tem os problemas comuns e as facilidades dos grandes centros. Se há favelas e pobreza, a cidade, de mais de 3 milhões de habitantes, concentra os melhores bares, cinemas, cafés, restaurantes e lojas, sobretudo de artesanato local.

Clima

Nos distritos de baixa altitude, especialmente ao longo da costa, o clima é tropical, quente e úmido. No Planalto e nas terras altas, o clima é mais temperado. O oeste do Quênia e muitas localidades de Nyanza conhecem fortes chuvas regulares e contam com duas temporadas de chuva: as fortes chuvas de abril a junho e as chuvas de curta duração, de outubro a novembro.

O clima quente do Quênia é favorável para o turismo durante a estação seca, que fica entre setembro e março.

População

Em relação à população nacional e ao relatório do recenseamento habitacional de Agosto de 1999, há uma estimativa de 28.808.658 quenianos dispersos por todo o país. Esse número foi revisto para cerca de 40 milhões de quenianos em 2009. Nas regiões semi-áridas do norte e do nordeste, a densidade populacional atinge quase 2 habitantes por km ²; enquanto no oeste rico e fértil, a densidade populacional aumenta para 120 pessoas por km ². No prospero Vale do Rift, a densidade populacional varia de uma área para outra, com uma média de 13 habitantes por km ².

Quase 25% do total está concentrado nas grandes cidades de Nairobi, Mombasa e Kisumu incluído nas grandes cidades, como Nakuru. As mulheres representam 50,48% da população total.

Composição étnica

Cuchitas: Este grupo inclui os povos Somalí, Orma, Rendille, e Borana.
Bantu: Isto inclui os povos Gikuyu, Luhya, Kamba, Embu, Meru, Kisii, Mijikenda, Taveta, Taita, Pokomo, Bajuni, Boni e Sanye
Nilotes: Inclui os povos Luo, Kalenjin, Maasai, Teso e Samburu.

A Costa

A costa do Quênia tem longos trechos de areia branca forrados com palmeiras. Não longe da costa no azul do Oceano Índico está um recife de coral que pode ser visto na maré baixa. As praias dentro do recife e a excelente pesca de alto mar fora da barreira tornam a região costeira do Quênia um lugar atraente para turistas e veranistas.

O Arbusto

Dentro de 20 milhas (32 km) da costa e se estendendo ao norte e oeste está a mais típica das paisagens do Quênia: a área conhecida como o arbusto. O arbusto é uma grande extensão de árvores espinhosas baixas e escovadas. Pontilhando a paisagem estão os baobás - grandes árvores sem folhas em forma de garrafas. Este é o tipo de vegetação que cobre a maior parte do Quênia. Por causa do solo pobre e da falta de chuvas, o arbusto foi habitado principalmente por animais, caçadores e os povos nômades que vagueiam com as suas manadas de gado. Com pouco potencial agrícola, ele está cada vez mais sendo usado para parques de caça e preservação animal.

arbusto quenia girafa

Dois rios importantes do Quênia, o Tana e o Athi, fluem ao leste através do arbusto para o Oceano Índico. A prospecção do petróleo tem sido feita ao longo do Rio Tana. Desde que o Quênia não tem petróleo, a descoberta de petróleo tornará a região do arbusto muito mais valiosa.

Religiões

Protestantes: 38%
Católicos: 28%
Religiões Indígenas: 26%
Muçulmanos: 7%
Outros: 1%

Idiomas: Inglês (oficial), suaíli (nacional), as línguas locais.

  • Site: www.communication.go.kePopulação: 37.953.838 hab

  • Código de área: +254

  • Fuso horário: 6h (horário de Brasília)

  • Localização: África

  • Moeda: Xelim queniano

  • Visto: É necessário, mas o visto é emitido diretamente em suas fronteiras.

  • Embaixada no Brasil: SHIS QL 10 conjunto 8 casa 8 - Lago Sul, Brasília - DF (61) 3364-0691
    www.kenyaembassybrazil.com/

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e o Quênia. A rota mais curta até Nairóbi é com a South African (www.flysaa.com), via Johannesburgo, uma jornada de cerca de 15h10 de duração, com uma escala de 2 horas. Outras rotas alternativas são via Londres (com a British Airways, 22h30 de viagem) e Doha (com Qatar, 21h30).

Fontes: sites.google.com/site/internetnations/o-mundo/africa/kenya | viajeaqui.abril.com.br/paises/quenia |

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 300 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 10-300 caracteres
termos e condições.
  • Nenhum comentário encontrado