BUSCA

6 REGRAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SE QUISER TER SUCESSO NO SEU NEGÓCIO

Você está pensando em empreender, mas tem medo de entrar para as estatísticas dos negócios que fracassam?

Ou então você já tem um empreendimento, mas está trabalhando quase 24 horas por dia e não tem mais vida pessoal, não tem mais tempo para fazer as coisas que gosta, nem para ficar com sua família?

Então leia este artigo até o final e descubra como gerenciar sua empresa (seja ela qual for) da forma correta e minimizar ou até mesmo eliminar os riscos de ver seu negócio desmoronar.

O que faz a maioria dos negócios fracassarem é o fato de que geralmente a pessoa que o abre na verdade não tem um perfil empreendedor e sim um perfil técnico, ou seja, ela sabe fazer muito bem determinada atividade, mas não sabe como administrar o negócio e não tem a real visão de um empreendedor .

Mas fique tranquilo, se no momento você só tem o perfil técnico, não significa que os outros perfis não possam ser desenvolvidos. Quase todos os empreendimentos passam por uma fase inicial na qual geralmen te a em presa e o dono são a mesma coisa. O proprietário do negócio é responsável por tudo, pela parte operacional ou técnica, pela parte administrativa e ainda tem que se manter sempre com uma visão de empreendedor. Porém, permanecer muito tempo nesta fase não é saudável nem para a empresa e muito menos para o dono do negócio, pois levará ambos ao esgotamento.

Na verdade as grandes companhias nem chegam a passar por esse período, elas já são criadas de forma muito bem pensada e organizada, justamente por isso que conseguem crescer e abrir filiais ou franquias obtendo sucesso.

Imagino que você deve estar se perguntando como fazer isso, como fazer para conseguir separar você da sua empresa, como criar um modelo de negócio organizado, que funcione perfeitamente sem você e que possa abrir franquias dele em qualquer lugar se desejar e saber que vai ser tudo exatamente igual ao primeiro.

Basicamente existem 6 regras que você deverá seguir, para conseguir transformar sua empresa no que chamamos de protótipo de franquia, ou seja, um modelo de negócio, que funciona perfeitamente bem em qualquer lugar e sem a necessidade da presença do proprietário.

Acompanhe essas dicas:

1. O MODELO DEVERÁ OFERECER VALOR CONSISTENTE E ALÉM DO ESPERADO AOS CLIENTES, EMPREGADOS, FORNECEDORES E FINANCIADORES.

Valor está ligado à qualidade daquilo que você entrega a todos os envolvidos com a sua empresa, não diz respeito necessariamente a qualidade do seu produto, o valor que falamos aqui é algo muito mais profundo e normalmente está em pequenos detalhes, coisas simples, mas que somadas tornam a experiência única.

O valor oferecido pode estar em um brinde inesperado, em um elogio, um agradecimento diferenciado ou em tantos outros pormenores que farão da sua empresa um estabelecimento no qual as pessoas gostem de estar, seja para comprar, trabalhar, investir ou fornecer.

2. A SUA ORGANIZAÇÃO SERÁ OPERADA POR INDIVÍDUOS COM O MENOR NÍVEL POSSÍVEL DE CAPACITAÇÃO.

Esta regra lhe parece estranha? Vou lhe explicar o motivo deste item ser importante: O fato é que se o seu modelo de negócio depender de pessoal altamente qualificado, será impossível replica-lo.

Encontrar este tipo de pessoa é difícil, pois elas são raras e recebem salários elevados. O que você precisa então é de pessoal com o mínimo de capacitação necessária para cumprir suas atividades. A ideia é criar uma empresa na qual os resultados dependam de sistemas muito bem montados e não de pessoas especialistas.

Veja bem, as pessoas são muito importantes, mas você não precisa ter funcionários extremamente qualificados, só precisa ter um sistema excelente, que funcione muito bem, a ponto de fazer com que pessoas comuns consigam gerar um resultado extraordinário.

3. SEU NEGÓCIO DEVE SE DESTACAR COMO UM LOCAL DE ORDEM IMPECÁVEL.

O mundo em geral é totalmente desorganizado e em algumas situações inclusive beira o caos, porém, as pessoas sentem a necessidade de ter uma estrutura para se apoiar, algo em que sintam que podem confiar. A sua empresa sendo muito bem ordenada faz com que as pessoas queiram permanecer, tanto os funcionários, como os clientes, pois se sentem seguros em meio a desordem do restante do mundo.

4. TODO TRABALHO REALIZADO DEVE SER REGISTRADO EM MANUAIS DE OPERAÇÕES.

A documentação de todas as atividades realizadas deverá ser realizada a fim de que todas as tarefas sejam cumpridas com eficiência. A documentação confirma que a ordem está estabelecida na sua empresa e possibilita que cada funcionário, seja ele novo ou antigo consiga desempenhar com êxito qualquer tarefa que lhe seja atribuída, pois tem a clareza de como fazê-la através do seu Manual de Operações.

5.O SEU MODELO DEVERÁ FORNECER AO CLIENTE UM SERVIÇO UNIFORME E PREVISÍVEL.

Uma das coisas que deixará claro a organização impecável da sua empresa é a total previsibilidade das ações, isso mesmo! Por exemplo: Se na primeira vez que o cliente foi na sua empresa lhe foi oferecido um cafezinho ou qualquer outro tipo de serviço diferenciado e inesperado, este cliente vai esperar que na próxima vez que ele for, sejam oferecidos os mesmos serviços que teve na primeira vez.

No entanto, se estas expectativas forem frustradas e ele não obtiver o mesmo tratamento, sairá desapontado e provavelmente procurar á outra empresa. O que você faz no seu negócio é importante, mas fazer as coisas da mesma maneira sempre, é fundamental.

6. O MODELO IRÁ UTILIZAR UM PADRÃO DE CORES, ROUPAS E INSTALAÇÕES

Estudos de marketing revelam que o consumidor é levado a agir de acordo com as cores e formas que encontra no mercado. Se pensarmos de modo racional, parecem coisas irrelevantes, mas imagens e cores possuem um forte significado emocional.

Sendo assim, você deve escolher as cores e formas do seu negócio de forma científica e utilizá-las em toda a sua empresa: paredes, teto, chão, uniformes, notas fiscais, veículos, vitrines, letreiros.

Colocando em prática essas 6 dicas com certeza você conseguirá transformar o seu negócio em um protótipo de franquia, no qual tudo funciona em perfeita ordem sem que você precise estar 24 horas trabalhando.

Mas se você ainda está em dúvida sobre como colocar tudo isso em prática e quiser saber ainda mais detalhes sobre esse assunto, eu indico a leitura do livro O mito do Empreendedor de Michael Gerber, nele você encontrará dicas como essas e muitas outras informações que sem dúvida farão a diferença no seu negócio.

Gabriele Christofari

whatsapp icone 4 (54) 996564861
mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook facebook.com/gabrielechristofari
instagram instagram.com/gabrielechristofari

 

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 300 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 10-300 caracteres
termos e condições.