BUSCA

Filmes que ensinam a receita para um negócio de sucesso

Para aprender a ter uma visão mais ampla do funcionamento da pequena empresa o empreendedor não precisa somente a recorrer aos livros e aos cursos.

Há grandes filmes com valiosos ensinamentos sobre como montar um negócio de sucesso.

claquete

Por isso, selecionamos obras que ensinam aspectos fundamentais de uma empresa: desde ter uma ideia marcante até entender como funciona o ritmo de vendas do seu setor de atuação.

À Procura da Felicidade

Chris Gardner é um pai de família que enfrenta uma série de dificuldades ao longo do filme. Sua ideia de vender aparelhos médicos não dá certo porque, só depois de comprar todo o estoque, ele percebe que o produto é muito caro para os consumidores. Mesmo depois de problemas pessoais, o protagonista continua lutando pela sobrevivência.

Por que vale a pena? A obra é importante por duas lições. A primeira é que a falta de planejamento pode fazer o empreendedor fracassar. A segunda é não se deixar abater. Mesmo levando rasteiras, o que faz parte do empreendedorismo, você pode encontrar um caminho para aquilo que deseja.

“The Pursuit of Hapiness”
Diretora: Gabriele Muccino
Ano de produção: 2006

A Origem

A Origem conta a história de um especialista em extrair informações durante os sonhos dos seus alvos, interpretado por Leonardo DiCaprio. Para rever sua família, ele precisa fazer um último trabalho: plantar a origem de uma ideia na mente de alguém.

Por que vale a pena? O filme mostra o poder das ideias. O empreendedor não oferece produtos ou serviços, mas sim propostas atraentes, que se apoderam da mente do consumidor. Quem não tem a habilidade de criar ideias assim não tem capacidade de alcançar o sucesso.

“Inception”
Diretor: Christopher Nolan
Ano de produção: 2010

A Rede Social

A Rede Social mostra o processo de criação do Facebook, incluindo complicações pessoais e legais de Mark Zuckerberg. Segundo o próprio filme, não é possível chegar a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos.

Por que vale a pena? A obra mostra como é difícil articular diferentes visões sobre o negócio. Cada pessoa possui um perfil, como ser arrojado ou conservador, e saber mediar é fundamental em uma empresa.

“The Social Network”
Diretor: David Fincher
Ano de produção: 2010

Cartas para Julieta

Sophie viaja para a Itália com seu noivo. Percebendo que ele está mais interessado em seu restaurante do que nela, a protagonista junta-se a um grupo de voluntários que responde cartas de amor.

Por que vale a pena? O filme é importante para os empreendedores principalmente pela atitude do noivo de Sophie. Ele tem uma relação intensa com seu restaurante, e isso acaba atrapalhando seu relacionamento. O filme mostra como é necessário equilibrar o pessoal e o profissional.

“Letters to Juliet”
Diretor: Gary Winick
Ano de produção: 2010

Mensagem para você

Mensagem para Você conta a história de dois vizinhos de negócios, cada um dono de uma livraria. Sem saber que são rivais, eles começam a namorar por e-mail.

Por que vale a pena? O filme é importante para empreendedores porque ensina como é a competição entre negócios de tamanhos diferentes. Na obra, uma das personagens possui uma grande rede, enquanto outra tem uma livraria de bairro.

“You’ve Got Mail”
Diretora: Nora Ephron
Ano de produção: 1998

O Aviador

O drama biográfico conta a história de Howard Hugues, que ficou milionário aos 18 anos por causa de uma herança. Ele resolveu, então, investir em algo que gostava muito: a aviação. Porém, sua obsessão começa a afetar a vida pessoal.

Por que vale a pena? O filme tem dois ensinamentos. O primeiro é ter a audácia e tomar as decisões cetas na hora de construir um negócio, acreditando em seus ideais. O outro é que nem sempre esse empreendimento pode valer a pena, diante da destruição dos seus relacionamentos.

“The Aviator”
Diretor: Martin Scorsese
Ano de produção: 2004

O Campo dos Sonhos

O filme conta a história do agricultor Ray Kinsella, que após ouvir um chamado decide construir um campo de beisebol, ainda que encontre muita resistência pelo caminho.

Por que vale a pena? A obra ensina a não desistir. Se você acredita no seu sonho, por mais que todos estejam contra e existam muitas adversidades, você não pode desistir nas primeiras negativas.

“Field of Dreams”
Diretor: Phil Alden Robinson
Ano de produção: 1989

O Poderoso Chefão

O filme, que teve duas sequências, conta a história da família mafiosa Corleone. O enredo mostra não apenas o crime e a violência, mas também aspectos como lealdade e a importância da família.

Por que vale a pena? O Poderoso Chefão é uma aula sobre como negociar, como tomar decisões e como lidar com concorrentes, fornecedores e colaboradores. A máfia tem muitos conceitos de como funcionam organizações complexas. O empreendedor deve conhecê-los, porque isso o ajuda a trilhar o caminho para o sucesso.

“The Godfather”
Diretor: Francis Ford Coppola
Ano de produção: 1972

O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis é uma trilogia de filmes baseada no livro do autor J. R. R. Tolkien. O enredo conta a jornada de Frodo, que foi encarregado com a tarefa de destruir um antigo anel.

Por que vale a pena? O filme mostra como o empreendedor precisa aprender a trabalhar em equipe para criar um negócio. Durante a jornada de Frodo, uma sociedade é composta para ajudá-lo. Se pegarmos toda a saga da trilogia, veremos que há pessoas diferentes das outras, cada uma com competências específicas para o sucesso da missão.

“The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”
Diretor: Peter Jackson
Ano de produção: 2001

Odeio o Dia Dos Namorados

Genevieve é uma dona de floricultura e também conselheira sentimental para seus amigos e vizinhos. Mas, quando conhece Greg, que abre um restaurante próximo, ela deve encarar seus medos sobre ter um relacionamento duradouro.

Por que vale a pena? A obra mostra como o empreendedor deve estar atento à sazonalidade e às datas comemorativas, como é o caso de Geneviveve e o Dia dos Namorados. A protagonista, atenta aos picos de consumo, muda seus argumentos de venda.

“I Hate Valentine’s Day”
Diretora: Nia Vardalos
Ano de Produção: 2009

 

 Fonte: https://hwcorp.wordpress.com/category/filmes/

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 300 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 10-300 caracteres
termos e condições.