BUSCA

EMPREENDEDORES DE SUCESSO - SILVIO SANTOS

SILVIO SANTOS

 

Nasceu 12 de dezembro de 1930 no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, que na época, ainda era a capital federal. Filho primogênito com 5 irmãos de um casal de imigrantes, Silvio já começou a vender suas merendas, no recreio da Escola Primária Celestino da Silva, e começou a fazer suas primeiras moedinhas.

Entretanto, a primeira empreitada – história mais conhecida – foi comercializar capas para títulos de eleitor nas ruas do centro do Rio. Logo se tornou uma máquina de fazer dinheiro.

Aos 15 anos começou a ganhar uns trocados na Lapa, apostando nos “malandros” da sinuca: Silvio observava atentamente o comportamento dos jogadores e apostava nos melhores.

Durante o dia, trabalhando pelas ruas do centro do Rio, Silvio observava que os vendedores que mais faturavam eram os que melhor se comunicavam. Logo, pensou numa forma original de chamar atenção para as canetas que vendia numa esquina: realizava truques de mágica.

Até que um dia, um fiscal da Prefeitura o abordou e lhe confiscou toda sua mercadoria, mas, fascinado com a voz de Silvio, deu a ele um cartão para que fizesse um teste na Rádio Guanabara. Aquele foi o embrião da sua carreira artística.

O dinheiro começou a entrar numa jogada genial de marketing: Percebendo que as pessoas se entediavam durante a travessia da balsa que fazia o trajeto Rio-Niterói, Silvio pediu autorização para animar o pessoal com alto-falantes nas barcas. Logo, sacou que era possível ganhar dinheiro revendendo alguns produtos. Fez um pequeno empréstimo, montou bares nas barcas, procurou a Companhia Antártica de Bebidas, passou a vender cervejas, refrigerantes e a empresa passou a patrocinar apresentações de diversos artistas na barca. Assim, Silvio se tornou na época o maior vendedor de cervejas do Rio de Janeiro!

Entretanto, percebendo seus próprios talentos em se comunicar com as pessoas, cresceu nele o interesse em se tornar um artista de sucesso. Fez um teste na Rádio Nacional de São Paulo, passou e ali começou sua amizade com Manuel de Nóbrega, conhecido na época como o “Homem do Baú”.

Durante a década de 1970, atuando como locutor, gravou várias coletâneas de discos de histórias infantis. Posteriormente, os discos foram relançados em CD, obtendo um notável sucesso.

Silvio Santos foi radialista da sua mocidade até a década de 1980, se apresentando em circos e em diversos outros espetáculos, até que foi abandonando aos poucos esta carreira por focar em alavancar sua outra carreira como apresentador de televisão.

Adaptando o formato dos shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo, seu primeiro programa, Vamos Brincar de Forca, estreou em 1962 transmitido pela TV Paulista, à noite, tendo obtido um imenso sucesso. Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14 horas. No decorrer dos anos, o formato foi expandido e aprimorado no Programa Silvio Santos.

Quando a TV Paulista foi incorporada à Rede Globo, Silvio seguiu pagando aluguel pelo seu horário dominical, revendendo o tempo dos anúncios a outras empresas. Porém, no início dos anos 1970, os diretores da Globo promoveram reformas no padrão de qualidade da emissora, acabando com os programas independentes. Para os executivos, o programa de Silvio Santos destoava da grade de programação.

Dessa forma, a partir de 1976, Silvio começou a fazer programas na Rede Tupi, ao mesmo passo em que lutava politicamente para obter seus próprios canais de televisão, que foi realizado no dia 22 de outubro de 1975, quando o então Presidente Ernesto Geisel outorgou a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro.

Silvio passou a transmitir seus programas simultaneamente na Tupi e na TVS (TV Studios), seu próprio canal e, em 1981, obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornou a TVS da capital paulista. A partir das emissoras do Rio e de São Paulo, surgiu o embrião do SBT.

O Grupo Silvio Santos, formado por 34 empresas, completou, em 2008, 50 anos de atuação, acumulando cerca de 11.000 funcionários, incluindo, na época, entre as mais conhecidas: a Liderança Capitalização (que opera a Tele Sena), o Banco PanAmericano, o Hotel Jequitimar, a Jequiti Cosméticos, e empreendimentos agropecuários e imobiliários como a Sisan.

 

Artigos:
Desafios para pequenas empresas em 2018
Conceito de esforço de vendas

Fonte: www.realizacaoempreendedora.com.br

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 300 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 10-300 caracteres
termos e condições.
  • Nenhum comentário encontrado