BUSCA

EMPREENDEDORES DE SUCESSO - FLÁVIO AUGUSTO

FLÁVIO AUGUSTO

 

Nasceu em 7 de fevereiro de 1972, na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Estudou grande parte do tempo em uma escola pública em seu bairro e estudou duro por três anos para entrar no colégio naval. Entretanto, não se encaixou às regras da escola e, dois anos depois, foi convidado a se retirar.

Aluno brilhante, foi aprovado em diversas universidades em São Paulo (entre elas USP e Unicamp), e no Rio de Janeiro. Escolheu o curso de Ciência da Computação da UFF (Universidade Federal Fluminense), que iniciou em 1991.

Porém, aos 19 anos, um pouco antes de começar a faculdade e querendo ter um dinheirinho para ir ao cinema com a namorada, Flávio conseguiu seu primeiro trabalho para a equipe de vendas de uma pequena escola de inglês.

Seu desempenho no trabalho foi tão bom, que trancou a faculdade para dedicar-se 100% a sua carreira. Aos poucos, conforme crescia no trabalho, Flávio começou a perceber que o seu sonho estava além da segurança daquela atividade.

Foi então que, aos 23 anos de idade, munido apenas de sua coragem, da experiência adquirida no emprego e usando R$ 20 mil como capital inicial de seu cheque especial a um custo de 12% de juros ao mês, Flávio iniciou seu primeiro negócio, a escola de inglês WiseUp.

Ele enxergou um novo mercado, que a empresa rapidamente se destacou: enquanto todas as outras escolas de inglês tinham um posicionamento voltado ao público infantil e adolescente, Flávio achou no público adulto o seu oceano azul. Sendo um bom vendedor e sabendo se comunicar como poucos, essas habilidades o fez conseguir 1.000 alunos em 1995, ano em que a escola foi fundada no centro do Rio de Janeiro.

Em apenas 3 anos de atuação, a WiseUp contabilizava 24 novas escolas, distribuídas entre diversas cidades brasileiras. Em 1999, a empresa, fundada 4 anos antes, já tinha uma estrutura financeira razoavelmente sólida, e a expectativa de crescimento era de 30%.

Apesar da boa fase, Flávio dividia seu tempo entre, pelo menos, 4 cidades brasileiras para acompanhar de perto e orientar o funcionamento das unidades da escola de inglês. A empresa não estava preparada para andar sozinha, e ele não podia se afastar de suas tarefas de uma hora para a outra. Uma tentativa de se ausentar de algumas atividades fez a empresa passar por uma forte crise, que ficou explícita nos prejuízos auferidos no caixa da empresa. Para superar a crise, Flávio precisou sentar, fazer muitas contas e tomar decisões.

Em 18 anos, a empresa expandiu e tornou-se uma holding avaliada em cerca de R$ 877 milhões. Em 2012, Flávio recebeu a visita do presidente da Abril Educação, em sua casa em Orlando. Depois de mais 12 meses de negociação, ele vendeu a WiseUp por este valor e partiu para o ano sabático mais cheio de trabalho e compromissos profissionais que se tem notícia.

Em abril de 2013, em pleno período que ele próprio determinou para se manter distante dos negócios, fundou a T-BDH Capital (que significa “to Be, to Do, to Have“, ou “ser, fazer, ter”), uma empresa de investimentos e comprou um clube de futebol profissional nos Estados Unidos, o Orlando City Soccer Club. Em julho de 2014, o meia brasileiro, Kaká foi contratado pelo Orlando City por 3 anos e meio e tiveram aprovados o projeto de construção de um estádio próprio na cidade.

Quando não está falando sobre o esporte que se tornou seu mais novo interesse profissional ou passeando com a família pelos arredores de Lisboa, Flávio está conectado no Facebook ou escrevendo mais um volume da sua série de livros, Geração de Valor..

Histórias como esta são fantásticas, ilustram pessoas humildes, que não nasceram conhecedoras de ferramentas de empreendedorismo, que também foram funcionários de outras empresas ou pessoas, se viraram da forma que puderam. Entretanto, apostaram em si mesmos e fizeram apenas o que sabiam fazer.

 

Artigos:

Da ideia à ação
Relação criatividade vs dificuldade
Loja de camisetas personalizadas

 

Fonte: www.realizacaoempreendedora.com.br

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 300 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 10-300 caracteres
termos e condições.
  • Nenhum comentário encontrado